Arsênio é detectado no sangue de sobreviventes e de vítima que consumiram bolo em Torres
- Renato Marçoli
- 27 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Polícia confirmou que veneno foi detectado no sangue de pessoas que comeram o alimento

A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira que detectou a presença de arsênico em pessoas que comeram um bolo durante uma confraternização familiar em Torres, no Litoral Norte. Na ocasião, três mulheres morreram e outras duas pessoas – um adulto e uma criança – seguem internadas na UTI no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. O arsênico tem o elemento químico arsênio como seu principal composto. O veneno, encontrado em outros crimes, também já foi mencionado até em obras da escritora Agatha Christie.
Afinal, o que é o arsênio?
De acordo com o Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais da Universidade Federal de Santa Maria, o arsênio é um elemento químico encontrado naturalmente em águas, solo e rochas e não é um elemento essencial ao ser humano e a sua forma inorgânica é altamente tóxica.
Conforme o Conselho Regional de Química de São Paulo, é daqueles elementos que todos conhecem, principalmente por um de seus compostos mais famosos: o arsênico, ou trióxido de arsênio. A substância é conhecida pelo apelido de “rei dos venenos”, justamente por ser forte e discreto.
Fora dos contos de Agatha Christie, o arsênio foi usado na produção de fármacos, para tratar doenças. Na agricultura, já foi utilizado na contenção de pragas, e na indústria dos cosméticos chegou a ser usado até ser reconhecido como um produto que faz mal para a saúde.




Comentários